segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Noticias atuais sobre relevo

Árqueologos encontram alto-relevo em pirâmide maia na Guatemala

Descoberta foi feita enquanto exploravam uma pirâmide maia de 600 DC.Escultura traz imagens de divindades e governantes, além de inscrição.


Arqueóloga Anya Shetler limpa uma inscrição na parte de baixo do alto-relevo desocberto em Homul, na Guatemala.

Arqueólogos encontraram um alto-relevo maia ricamente decorado com imagens de divindades e governantes, além de uma longa dedicatória inscrita, de acordo com informações do governo da Guatemala.
O alto-relevo foi descoberto pelo arqueólogo guatemalteco Francisco Estrada-Belli, professor do Departamento de Antropologia da Universidade de Tulane, e sua equipe na província de Peten, no norte do país.

“Essa é uma descoberta extraordinária que ocorre uma vez na via de um arqueólogo”, diz Estrada-Belli. Os arqueólogos depararam-se com a etrutura enquanto exploravam uma pirâmide maia que data do ano 600 DC, em uma área que tem outras ruínas importantes.

“É uma ótima obra de arte que também nos dá muita informação sobre o papel e o significado do edifício, que era o foco de nossa pesquisa”, diz Estrada-Belli. A escultura mede 8 por 2 metros e foi encontrado em julho. Além de contar a representação de três figuras principais, usando ricos ornamentos, o alto-relevo traz inscrições formadas por 30 hieróglifos posicionados na base da estrutura.

“É realmente impressionante”, disse David Stuart, um especialista em epigrafia Maia da Universidade do Texas à AP. No entanto, ele acrescentou que “certamente não diria que é a fachada de templo ‘mais espetacular’”, como afirmou o governo da Guatemala.
As escavações de Estrada-Belli em Holmul receberam apoio Ministério da Cultura e Esportes da Guatemala e financiado pela National Geographic Society e outras instituições.

Detalhe do alto relevo descoberto recentemente na cidade maia de Holmul.

' Oque é Relevo


Relevo tudo é aquilo que se sobressai na superfície, podendo referir-se a:

Relevo, na ciência da geografia terrestre:

Em geografia, o relevo terrestre pode ser definido como as formas da superfície do planeta. Ele é resultado da ação de agentes internos (endógenos): vulcanismo e tectonismo; E agentes externos (exógenos): intemperismo e a antropicidade (o fator humano). Simplificando, o relevo é o conjunto das formas da crosta terrestre, manifestando-se desde o fundo dos oceanos até as terras emersas, e é resultado da ação de forças endógenas, ou exógenas. Encontramos formas diversas de relevo: montanhas, planaltos, planícies, depressões, cordilheiras, morros, serras, inselbergs, vulcões, vales, escarpas, abismos, etc.

Relevo, nas artes, especialmente a escultura:


Na arte da escultura, um relevo é um trabalho onde uma forma se projecta de um fundo plano. A própria musculatura tensa pode ser vista como uma forma de relevo. Dependendo da profundidade, o relevo pode ser chamado baixo-relevo — tal como aparece na numismática — ou alto-relevo, com bastante material removido e o restante projetado do fundo plano quase como se fosse a parte visível de uma escultura embutida na pedra.

Ab'Saber e a classificação do relevo brasileiro

Aziz Nacib Ab'Saber foi um geógrafo e professor universitário brasileiro. Considerado como referência em assuntos relacionados ao meio ambiente e a impactos ambientais decorrentes das atividades humanas foi um cientista polivalente, laureado com as mais altas honrarias científicas, em arqueologia, geologia e ecologia.  Membro Honorário da Sociedade de Arqueologia Brasileira, Grã-Cruz em Ciências da Terra pela Ordem Nacional do Mérito Científico, Prêmio Internacional de Ecologia de 1998 e Prêmio Unesco para Ciência e Meio Ambiente. Era Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, professor honorário do Instituto de Estudos Avançados da mesma universidade e ex-presidente e atual Presidente de Honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Embora aposentado compulsoriamente no final do século XX, manteve-se em atividade até o fim da vida.

No final da década de 1950, o professor Ab'Saber aperfeiçoou a divisão do professor Aroldo de Azevedo, introduzindo critérios geomorfológicos, especialmente as noções de sedimentação e de erosão. As áreas nas quais o processo de erosão é mais intenso do que a sedimentação foram chamadas de planaltos. As áreas em que os processos de sedimentação supera o de erosão foram denominadas planícies. Nota-se, assim, que essa classificação não leva em conta as cotas altimétricas do relevo, mas os aspectos de sua modelagem, ou seja, a geomorfologia. 


Aroldo de Azevedo e a classificação do relevo brasileiro

Aroldo Edgard de Azevedo foi um geógrafo e geomorfólogo brasileiro. 
Foi ele quem criou uma das mais antigas divisões do relevo na década de 1940 que serviu de base para todas as outras divisões feitas posteriormente. 
Ao elaborar sua divisão, ele levou em conta principalmente as diferenças de altitude. Desse modo as planícies foram classificadas como as partes do relevo relativamente planas com altitudes inferiores a 200 metros. Por sua vez, os planaltos foram considerados as formas de relevo levemente onduladas. Essa classificação divide todo o território brasileiro em planaltos, cuja área total ocupa 59% de toda a superfície do país, e planícies, que ocupam os 51% restantes.


Jurandyr Ross e a classificação do relevo brasileiro

Em 1989 o professor Jurandyr Ross elaborou uma outra classificação do relevo, dessa vez usando como critério três importantes fatores geomorfológicos: 

1° a morfoestrutura- origem geológica;
2° o paleoclima- ação de antigos agentes climáticos; 
3º o morfoclima- influência dos atuais agentes climáticos. 

Trata-se de uma divisão inovadora, que conjuga o passado geológico e o passado climático com os atuais agentes escultores do relevo. Com base nesses critérios, o professor Ross classifica três tipos de relevo: 

- planaltos- porções residuais salientes do relevo, que oferecem mais resistência ao processo erosivo; - planícies- superfícies essencialmente planas, nas quais o processo de sedimentação supera o de erosão; 
- depressões- áreas rebaixadas por erosão que circundam as bordas das bacias sedimentares, interpondo-se entre estas e os maciços cristalinos.como ganhar dinheiro com artesanato
como ganhar dinheiro com artesanato

Esse três tipos de relevo compõem, em conjunto, 28 unidades, identificadas no mapa abaixo: